Resenhas

Resenhas

Um, Nenhum e Cem Mil

Resenha por Alice Casimiro Lopes
Ano da Publicação 2015
Autores:
Luigi Pirandello.
Editora:
Editora Nova Alexandria.

*“Um, nenhum e cem mil” aprofunda temas que Pirandello, Nobel em 1934, já tinha desenvolvido na peça “Assim é se lhe parece” e no romance “O falecido Matias Pascal”.

*Escrito entre 1916 e 1926, este livro possivelmente teve influência das teorias que marcaram a discussão tanto da identidade do sujeito quanto da objetividade do conhecimento (Freud, Einstein, Física Quântica).

*Ainda assim, é escrito de forma fluente e conta uma história simples.

*Vitangelo Moscarda, um homem de 28 anos, rico, que não precisa trabalhar por ser herdeiro de um banqueiro, um dia descobre que sua mulher, Dida, acha que o nariz dele cai para a direita.

*Esse comentário inconsequente leva Moscarda a uma espiral de questionamentos sobre sua própria identidade.

*Se os outros não o veem como ele se vê no espelho e na vida, Moscarda é mais de um? Seria uma pessoa diferente para cada um com quem se relaciona?

*Essa conclusão vai levando Moscarda a também questionar seus relacionamentos. Se Dida só o chama de Gengê, não o ama como Moscarda, mas como Gengê. E Moscarda detesta Gengê.

*O livro segue com uma história sobre as reflexões de Moscarda, as mudanças de vida geradas por essas reflexões e pelas experiências que ele resolve empreender em função do que pensa.

*É uma discussão sobre a identidade: quem somos nós para os outros? Como se forma a ideia de “eu”? Somos um, nenhum ou cem mil? Se somos muitos, a quem pertencem nossas coisas? Como mudar nossa identidade, se dependemos dos muitos outros? Que diferença o nome faz no que somos?

*Vejam que Vitangelo Moscarda é um nome que remete tanto a anjo da vida quanto à mosca, associada à morte.

*O livro permite leituras filosóficas e psicanalíticas – muitas já realizadas em artigos e teses.

*Mas também pode ser lido apenas pela linguagem, pelas risadas que provoca em alguns momentos, pela tristeza possível de ser sentida em outros, pela história de Moscarda, um homem que quer a todo custo rever sua vida, seu passado, sua relação com o mundo.

*Ótima leitura, talvez principalmente para quem se interessa pelas discussões sobre identidade e diferença.

#leitura #pirandello #umnenhumcemmil #literatura #literatice

Parceiros

Parceiros

Redes Sociais

Redes Sociais

SOBE